Rádio

terça-feira, 17 de julho de 2012

Laboratorio EESVP Este trabalho apresenta como tema a inserção do uso de tecnologias da informática no Ensino Fundamental, estabelecendo relação com a Educação Física. Objetiva desenvolver aptidão, capacitação, estudos, conhecimentos, habilidades no laboratório de informática, através dos conhecimentos dos componentes das TICs, também democratizar, humanizar e diversificar a teoria/prática pedagógica da área, buscando ampliar os horizontes e o uso destes meios dentro da disciplina. Através das TICs, poderemos facilitar as atividades da prática pedagógica em Educação Física, promovendo o desenvolvimento, a construção do aprendizado e tendo como consequência à ação-reflexão para a melhoria da qualidade do ensino, despertando maior interesse dos alunos. As atividades apresentadas neste trabalho serão desenvolvidas pelos alunos da E. E. São Vicente de Paulo, assim que for inaugurado o novo laboratório de informática, considerado uma nova fase para a escola e um novo olhar para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Introdução Este trabalho será desenvolvido na disciplina de Educação Física, do 9º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual São Vicente de Paulo. A partir da observação e identificação de fatores intra e extraescolares, responsáveis pela falta de interesse em conhecer os conteúdos aplicados na disciplina Educação Física, gerando inércia por parte de alguns alunos nas aulas práticas de Educação Física, percebeu-se a necessidade de novas abordagens e ações pedagógicas para atingir os objetivos já definidos na disciplina através de ações que aqui serão apresentadas. O tema central é estabelecer uma relação entre Informática e Educação Física, realizando a inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no Ensino Fundamental. As atividades desse portfólio objetivam desenvolver aptidão, capacitação, estudos, conhecimentos, habilidades nos alunos para o aprimorando do ensino da Educação Física e Informática, utilizando a tecnologia e a comunicação como recursos didático-pedagógicos na escola, bem como apresentar considerações teóricas e práticas que fundamentem tanto a elaboração do trabalho a ser desenvolvido na modalidade de oficinas, quanto à interpretação dos dados obtidos durante a realização das atividades. Ao mesmo tempo, programar e compreender a relação entre atividade física e os conteúdos de sala de aula, intermediada pela tecnologia de informação, tendo em mente a perspectiva lúdica permitida por essas, possibilitando-se a realização da relação interdisciplinar. Os objetivos gerais e específicos são abaixo apresentados: · A partir da proposta do documento do PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), buscar conscientizar os alunos da proposta da Educação Física que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar os horizontes para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos envolvidos; · Incorporar, de forma organizada, as principais questões que o professor de EDUCAÇÃO FÍSICA e o professor do projeto de Informática na escola devem considerar no desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática da disciplina específica; · Desenvolver aspectos didáticos gerais e específicos da prática pedagógica em Educação Física com o auxílio da tecnologia que podem auxiliar o professor nas questões do cotidiano das salas de aula. Possibilitar uma nova visão acerca da utilização do computador, sendo considerado um instrumento de trabalho e desenvolvimento na construção do aprendizado e tendo como consequência à ação-reflexão-ação-reflexão para a melhoria da qualidade do ensino, despertando maior interesse no aluno; · Favorecer o conhecimento das tecnologias de informação e comunicação através da diversificação das atividades, buscando sempre que possível interação entre o corpo docente, realizando na prática a interdisciplinaridade.

Um comentário:

  1. Trabalho realizado pela professora de Educação Física Helaine no ano de 2012. Obrigada por compartilhar Wendel. Professora Helaine

    ResponderExcluir